Monday, November 23, 2009

Kanimambo Moçambique

Foi a minha primeira viagem ao continente africano e acho que foi uma boa maneira de o começar a explorar. Um país muito bonito e tranquilo que permitiu uma primeira interacção que deixou vontade de voltar.

Vinha com ideia praia e safaris, que precisava de ter algum cuidado, mais do que por outros lados do mundo por onde tenho andado. Que era perigoso porque viam os turistas como endinheirados, mas não senti nada disso. Senti sim um país harmonioso, com pessoas muito simpáticas e sempre prontas para conversar, ajudar e abrir o coração. Senti que é um país lindo e em que facilmente passaria muito mais semanas sempre a descobrir locais diferentes e espectaculares.
Deu também para ter um cheirinho da África do Sul, um país que me parece que é espectacular. Pelos relatos de pessoas que conheci no Kruger e que tinham viajado algumas semanas pelo país parece que é mesmo imperdível. Lá terei de voltar :)
Ou seja encontrei muito mais que apenas praias e safaris.

Foram também umas férias um pouco diferentes. Voos em executiva e hotéis, luxos nunca possíveis se não fossem as benesses que o Luis conseguiu fruto do seu trabalho. E estadias prolongadas nos diversos sítios. Ou seja, diferente do tipo de viagens que tenho feito e que me caracterizam mais.

De qualquer forma o espírito manteve-se o mesmo apesar destas benesses de conforto.
Manteve-se o espírito da descoberta, do conhecer novas pessoas, sejam locais ou outros viajantes.
Manteve-se o espírito de caminhar pelas ruas, observar pessoas, fotografar momentos, experimentar comidas, fazer amigos, assimilar culturas…
Foi muito bom e volto com a sensação de ter feito uma viagem espectacular.
Mas mesmo assim acho que ainda não conheci a verdadeira África!
Mas fica uma certeza, a de que me apaixonei por este continente.
Quero muito voltar e conhecer mais.

Deve ser porque adoro as diferenças culturais.
Deve ser porque adoro conhecer coisas novas, mas sobretudo diferentes. Culturas, comidas, pessoas, ideias…

É quem eu sou!
E chegou a altura de deixar de o contrariar!

1 comment:

White Chocolate said...
This comment has been removed by the author.