Friday, November 20, 2009

Safaris no Kruger

Parque Nacional Kruger é o parque com a maior área de conservação de fauna bravia da África do Sul cobrindo cerca de 20.000 km2 e tendo uma extensão de cerca de 350 km de norte a sul e 60 km de leste a oeste. Está localizado no nordeste do país, na província de Mpumalanga, que quer dizer: local onde o sol nasce, pena que esteja encoberto.

Quando falamos em vir a Moçambique disse logo ao Luis que para ir a África tinha de fazer algum safari e assim marcamos dois safaris, um nocturno e um de manhã. Dizem que é preciso sorte, quer num, quer noutro para se ver muitos animais.

Existe um objectivo de qualquer safari, ver os Big5, que são: leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e bufalos. Estes são os 5 animais caracterizados como os mais perigosos, sendo que um deles é tipo o unicórnio do parque, muito, muito dificil de avistar - o leopardo.


O safari nocturno foi entre as 17h e as 20h, ou seja metade feito de dia e outra metade feito já de noite. No jipe iam 10 pessoas das quais 8 eram portugueses. Era um jipe alterado, em degrau, para se ver mais de cima. Vinha também equipado com lanternas para pudermos procurar os animais de noite. O engraçado é que para avistarmos os animais de noite e em movimento temos de procurar no escuro por duas luzes reflectoras, que são os olhos. É incrivel mas realmente é assim que os avistamos, quando ao passar com a luz no escuro vimos duas bolinhas a reflectir.

Durante quase 1h ainda de dia vimos apenas Impalas, e muitas, parece que são os animais em maior quantidade no parque e dois elefantes mas escondidos. Um pouco depois deparamo-nos com uma manada (eram seguramente mais de 10) elefantes dos mais diferentes tamanhos que estavam a atravessar a estrada duma parte da selva para a outra. De repente um camião grande vinha a grande velocidade e assustou imenso os animais levando-os a correr. Um dos elefantes mesmo ao lado do nosso jipe "irritou-se", "gitou" e ameaçou avançar sobre o jipe, mas segundo a guia nos disse eles são como se diz dos cães, ladram mas não morde. Pelo menos alguns penso eu.

Tivemos uns bons 15m a observa-los e tirar fotos. Depois e quando estava já a escurecer encontramos uns três rinocerontes, um deles mesmo na berma da estrada ao pé do carro.

Por esta altura já era de noite e um pouco depois quando já faltaria cerca de uma hora para acabar o safari comecei a brincar com a guia a dizer: Jenny we want to see the lions! You can do it! Yes you can! Risada total. Mas parece que resultou! ahahah

Encontramos outro jipe com as luzes desligadas. Disseram que estavam a ovir leões. Desligamos as nossas luzes também, calamo-nos e esperamos. Muito giro, no meio da selva, às escuras e a ouvir rugidos altissimos de mais do que um leão! Começamos então a tentar localiza-los com as lanternas até que percebemos que estavam a passar atrás de nós! Estavamos mesmo com sorte...2 leões a passar mesmo ao pé de nós! Brutal! Seguimo-los durante uns bons 20 minutos e eles iam lado a lado no meio da estrada à frente no nosso carro, com as luzes a apontar para eles, como se nada se passasse e sem se importarem nada com a nossa presença, rugindo aqui e ali! Depois fartaram-se e entraram novamente para a selva até deixarmos de os ver. (pena que estava muito escuro para fotos, mas ficamos com 2 videos fantásticos!)


Foi de facto um momento memorável.
Um dos momentos mais altos de todas as minhas viagens.
Um momento de natureza pura e ao mais alto nível ou não fossem os leões os reis da selva :)


Quase no final ainda avistamos um Hipopótamo, ficando assim a faltar ver dos big5 o leopardo e o bufalo bem como zebras, girafas e afins.

Nessa noite jantamos com duas portuguesas simpatiquissímas, a Luisa e a Salomé, que conhecemos nesse safari e que iriam tal como nós fazer o safari do dia seguinte que começava bem cedo às 5h30m da manhã. Após o jantar vimos Portugal qualificar-se para o campeonato do mundo que se vai realizar aqui mesmo na África do Sul.



Não dormi muito e às 4h30m estavam a ligar-nos para o quarto para nos acordarem. Chovia, pouco, mas chovia. Desta vez eramos 6 no jipe, nós, as portuguesas e outros dois sul africanos aventureiros de thsirt. E digo aventureiros porque além da chuva estava muito frio. Mesmo muito frio, até os cobertores que eles tinham no jipe usamos.

Apesar do azar da chuva, mais uma vez tivemos sorte. Conseguimos avistar uma série de animais, isto apesar de largos periodos em que não viamos nada e quase desesperavamos. Comemos e conversamos, sempre tentanto avistá-los. O safari decorreu durante 6 horas e esteve sempre a chover e encoberto. Avistamos muitos animais, incluindo Elefantes, bufalos, girafas, zebras, javalis, entre outros animais selvagens que não sabemos identificar, apesar do guia nos ter explicado no dia. Perto do final conseguimos ainda ver mais uma manada de elefantes, mesmo de perto.

O resto do dia foi passado a descansar uma vez que estavamos mesmo cansados e porque mesmo que conseguissemos não dava para fazer grande coisa pois não parava de chover e cada vez mais.

Valeu mesmo a pena ter vindo fazer os safaris e dentro do azar de estar a chover e fazer com que não pareca estarmos em África, tivemos sorte, pois conseguimos ver imensos animais, o que era o nosso principal objectivo com esta viagem. Ficou a faltar o unicórnio...

No comments: