Sunday, November 15, 2009

Nhacas

Inhaca é uma ilha com cerca de 40 km2 e a 40km de Maputo. A vida da população que a habita é baseada na pesca e em algum turismo. De resto os Nhacas são muito orgulhosos da sua ilha. A maior parte das pessoas que conhecemos a trabalhar aqui são originalmente daqui e gostam muito de usufruir da ilha. Depois das aulas e trabalho é recorrente ver os locais a passear, brincar e tomar banho na praia.

Tenho aproveitado os dias também para tentar captar um pouco da ilha, da vida e da população de Inhaca, através da minha máquina fotográfica, sempre que possível. Desde um grupo grande a tentar meter um Jipe em cima de um barco para o levar para Maputo, passando por um campeonato improvisado de damas à beira da praia, até um grupo de miúdos a fazer snorkeling…

Uma das pessoas com quem tenho falado mais é com o Hilário. Ele contou-nos que a sua família vive toda em Maputo, apesar de serem originalmente daqui. Ele é o único da família que aqui vive. Diz que é porque aqui é mais fácil arranjar trabalho, apesar de ganhar muito menos. Para se ter uma ideia ele ganha 1.000 MTs (24€) por mês a servir a mesa, limpar e cozinhar. Trabalha das 8h da manhã até às horas que houver clientes, nunca fechando antes das 20h. Diz-nos que sabe que é pouco, mas que não é fácil ganhar mais. Diz-nos ainda que vive, como a maior parte das pessoas da ilha, em casas de palhota porque o cimento e as placas de zinco custam muito mais do que eles podem pagar. Casas assim só os restaurantes e bares têm.

Faço lhe A pergunta: “És feliz?”
Ao que me responde com um sorriso enorme e sincero: “Sim, sou!”

Este é o Moçambique que vejo e sinto nestes dias.
Pessoas pobres, que vivem unicamente com o que precisam para sobreviver. Mas que estão sempre com um sorriso e nada mais do que simpatia para nós.
Pessoas que vivem sem todas as coisas materiais que nós em Portugal e nos países desenvolvidos temos como necessárias mas que são apenas coisas fúteis: as consolas, os iPods, os pcs, etc…Aqui os miúdos não brincam com consolas, nem com action mans ou barbies. Brincam uns com o outros, brincam na praia, correm, nadam…E são felizes! E irradiam felicidade apesar de todas as suas carências.

Isto faz-me pensar. E muito.
Eles são pobres, não tem muito, mas são Felizes assim!

3 comments:

Anonymous said...

Há coisas que nos fazem pensar mt... Fantástico!
bjs

Anonymous said...

Ai ruizinho... a Aidinha não te escapa!!! Acho que ela ficou mesmo apaixonada!!! Aquele teu movimento de anca até a mim me impressionou!!!
Grds Férias tuga!!!

Anonymous said...

Padrinho,

Ainda bem que se estão a divertir.
Beijos para os dois.