Friday, November 20, 2009

Maputo - Kruger

Saimos de Maputo por volta da hora de almoço e estava sol. Um pouco encoberto mas sol.

Até ao Kruger são 2h e meia de carro. O caminho na parte Moçambicana é feito de barracas na beira da estrada; pessoas, normalmente mulheres a carregar coisas na cabeça, desde fruta a lenha vimos de tudo. Quanto mais nos aproximamos da fronteira da África do Sul, menos pessoas e casas vimos e temos apenas árvores e campos.
1h e meia depois de sairmos de Maputo chegamos à fronteira. É a minha primeira travessia fronteiriça terrestre em África e achei tudo demasiado rápido e fácil, apesar de confuso. Não há indicações de nada, nem de onde deves ir. Não há perguntas, não vistorias, nada...Fico com a sensação que se tivessemos passado sem dizer nada, sempre a andar, não tinha havido nenhum problema.
Quando entramos na África do Sul deparamo-nos logo com um pais diferente, mais verde, com enormes plantações de bananas e mangas, com estradas mais cuidadas e sem barracas. No caminho deu para conversar com o nosso motorista que é Sul-africano. Deu para perceber que é um pais mais evoluido, onde as pessoas ganham significativamente mais (cerca de 130€ é o salário médio). Mas apesar disto tudo a ideia e impressão com que fico depois de apenas 3 dias neste país é que as pessoas são menos simpáticas.Começo a pensar que há uma relação no binómio riqueza - simpatia lol

Chegamos ao Kruger meia hora depois. O hotel é fantástico com uns bungalows muito espaçosos e com uma zona de estar, bar e restaurante com uma vista fantástica inclusivé para os animais. Tem algumas piscinas mas com o tempo que está não me parece que as vamos desfrutar.

Almoçamos qualquer coisa e fizemos horas para o nosso safari noturno que se iniciaria às 16h30m.

No comments: