Tuesday, November 10, 2009

Mais Maputo

Dois dos meus desportos preferidos quando estou de férias são o Street Walking e o People Watching. Adoro andar pelas ruas e observar as pessoas no seu dia a dia. Perceber o seu quotidiano, as suas rotinas. Andar sem destino, sem objectivo, à deriva seguindo os impulsos, os sons e a animação.
Foi isso que fizemos em Maputo nesta segunda feira durante o dia. Dia de trabalho, apesar de véspera de feriado. A cidade estava muito mais movimentada que no Domingo. Muito mais pessoas na rua e muito mais vida.

Acordamos tarde e saímos do hotel de mapa na mão. Durante mais de 2 horas andamos e andamos. Compramos coisas, tiramos fotos e falamos com pessoas.

Almoçamos numa esplanada (Cristal) mais uns camarões e fomos tomar um café e um pastel de nata a outra esplanada (pastelaria Nautilus). Sentamo-nos sem pressa a observar tudo o que nos rodeava e a conversar. Depois disso andamos mais uma hora e tal e regressamos ao hotel.

Parece-me que Moçambique é um país em desenvolvimento. Cheio de pessoas simpáticas e em nenhum momento deste dia a caminhar na rua tive qualquer receio, antes pelo contrário éramos sempre cumprimentados com sorrisos.

Confesso no entanto que apesar de toda a simpatia, vivemos já alguns momentos de desespero, pela espera. 30m para servir uma bebida ou 40m para servir o jantar, mesmo apesar de estar de férias, quando se está com fome não é fácil ;)

Mas é mesmo assim. E já aprendi!
É Africa! Quando me diziam isto, amigos meus que já vieram cá várias vezes eu não percebia…mas agora já percebi…faz-se…vai-se fazendo…há tempo para tudo…até para deixar um cliente sem saber a que horas tinha o voo no dia seguinte, como nos aconteceu hoje. Ao telefone o empregado da agência diz: “ligue-me daqui a 10m que já lhe consigo dizer!” Ora 10m depois já o sr tinha saído e a pessoa que lá estava não sabia dizer nada sobre o assunto. E o pior é que no dia seguinte era feriado e estavam fechados*. Enfim…um entre muitos exemplos do deixa andar africano :)

À noite fomos jantar mais uma mariscada e ver o Benfica, como sofremos, nós e o restaurante em peso…parecia que estamos em Lisboa tal foram os gritos que se ouviram aquando do golo do glorioso. Fomos beber um copo ao Sasas, a discoteca do casino porque a outra que queríamos visitar, o Coconuts estava fechada. Havia uma festa qualquer e estava animadíssima.

Esta noite apanhamos três táxis e deu para conversar um pouco sobre Maputo e Moçambique, e quem melhor para nos falar disso do que taxistas locais. Nas curtas deslocações soubemos as mais variadas coisas, algumas que não posso contar aqui, outras que davam um texto inteiro…mas soubemos por exemplo que o salário mínimo neste país são 1.500MT (35€) por mês, ou seja, o que um casal gasta para ir jantar fora uma vez em Lisboa, ou que um taxista ganha 5.500MT (130€) por mês, mas que para o conseguir tem de trabalhar os 7 dias da semana: 5 dias das 6h as 24h e 2 dias das 0h às 24h, sim, isso mesmo, não dorme…ou dorme entre corridas.
Isto deixa-nos mesmo a pensar…pelo menos a mim deixou…

Chegamos às 3h e tal ao hotel a pensar que íamos dormir…mas como disse anteriormente 3ª é feriado em Maputo e estava a acontecer uma mega festa perto do hotel com um som obscenamente alto…acho que deve ter decorrido ate as 5h e tal da manha…e recomeçou as 8h…foi de facto uma noite muito, muito difícil e com poucas horas dormidas...tentamos de tudo, inclusive pensamos em nos fecharmos na casa de banho onde o som era menos agressivo, no entanto a unica opção funcional foi mesmo por papel higienico nos ouvidos para tentar abafar o som...diga-se de passagem que nem com um rolo inteiro conseguiriamos abafar o barulho infernal :)

O que vale é que no dia seguinte vamos apanhar um voo (se o conseguirmos fazer lol ) para o descanso merecido.


* no final correu tudo bem, mas graças à astúcia dos dois portugueses (nós mesmo) que estavam aqui de férias com tudo marcado, que ao chegar ao aeroporto se desenrascaram :)

No comments: